domingo, 14 de abril de 2013

A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL



A inclusão defende o direito de todos,sem exceção,a frequentarem a mesma escola e a mesma sala de aula. Todos juntos independente das suas necessidades ou particularidades. 

Na escola inclusiva não há divisão entre ensino especial e regular; o ensino é o mesmo para todos,respeitando as particularidades, as diferenças. Trata-se de um ensino participativo,solidário e acolhedor.Formas mais solidárias e plurais de convivência. Uma educação global plena,livre de preconceitos, e que valorize as particularidades (diferenças) de cada um dos outros iguais.

 Assim, também, as pessoas se desenvolvem,aprendem e evoluem mais e melhor quanto mais rico e variado for o ambiente em que se encontram.  

 A inclusão pode ser um processo meramente socializador e adaptável aos alunos.Não interessa implementar políticas , sem haver uma formação contínua dos professores do ensino regular,para que que tenham em mente a plena inclusão dos alunos no contexto educacional como ser independente de suas características físicas,mentais,intelectuais e sensoriais.















Um comentário:

  1. A inclusão de alunos com deficiencia exige o respeito a diferença e ainda que todos os alunos recebam o Atendimento Educacional Especializado, apoiando, mediando e complementando a formação do sujeito.
    Trabalhos como este que está sendo proposto no blog, é fundamental para que tenhamos a verdadeira sociedade inclusiva.
    Informação e formação para todos os professores é ação de responsabilidade de todos os educadores e gestores.

    Parabéns pelo trabalho desenvolvido.

    []Prof Sandra Koch

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