A inclusão defende o direito de todos,sem exceção,a
frequentarem a mesma escola e a mesma sala de aula. Todos juntos independente
das suas necessidades ou particularidades.
Na escola inclusiva não há divisão entre ensino especial e
regular; o ensino é o mesmo para todos,respeitando as particularidades, as
diferenças. Trata-se de um ensino participativo,solidário e acolhedor.Formas
mais solidárias e plurais de convivência. Uma educação global plena,livre de
preconceitos, e que valorize as particularidades (diferenças) de cada um dos
outros iguais.
Assim, também, as pessoas se desenvolvem,aprendem e
evoluem mais e melhor quanto mais rico e variado for o ambiente em que se
encontram.
A inclusão pode ser um processo meramente
socializador e adaptável aos alunos.Não interessa implementar políticas , sem haver uma formação
contínua dos professores do ensino regular,para que que tenham em mente a plena
inclusão dos alunos no contexto educacional como ser independente de suas
características físicas,mentais,intelectuais e sensoriais.
A inclusão de alunos com deficiencia exige o respeito a diferença e ainda que todos os alunos recebam o Atendimento Educacional Especializado, apoiando, mediando e complementando a formação do sujeito.
ResponderExcluirTrabalhos como este que está sendo proposto no blog, é fundamental para que tenhamos a verdadeira sociedade inclusiva.
Informação e formação para todos os professores é ação de responsabilidade de todos os educadores e gestores.
Parabéns pelo trabalho desenvolvido.
[]Prof Sandra Koch