terça-feira, 9 de março de 2010

Expresso Cidadania estimula Conscientização Política em Varginha

Expresso Cidadania estimula conscientização política em Varginha

Um aluno que se expressou por meio de um rap elaborado na hora quando foi chamado ao palco, na edição da noite de segunda-feira (8). Um público jovem que dançou e entrou no ritmo da apresentação teatral, depois de ter participado pela segunda vez das atividades. Dois alunos, um com deficiência auditiva e outro visual, participando intensamente. O segundo dia do Expresso Cidadania em Varginha reuniu 789 alunos pela manhã e mais cerca de 150 na tarde desta terça-feira (9/3/10).

O Expresso Cidadania, projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), tem o objetivo de estimular a participação política, promover o cadastramento eleitoral de jovens de 16 e 17 anos, para quem o voto é facultativo, e difundir o tema da cidadania e da participação política nas escolas. A primeira edição aconteceu em 2008, quando foram mobilizados cerca de 19 mil alunos. Nesta edição, o Expresso deve visitar 16 cidades e envolver 46 mil alunos. Já foram feitas visitas em Barbacena (dois dias), Varginha (dois dias) e a próxima parada acontece nesta sexta-feira (13) em Campo Belo (Centro-Oeste do Estado).

Atentos às palavras do ator Marcos Frota, que é o mestre de cerimônias do projeto, do juiz eleitoral José Donizeti Franco ou do professor Léo Noronha, da Escola do Legislativo, os alunos se soltam no momento da apresentação teatral. Os jovens dançam e acompanham a trupe que se desdobra no palco com uma mensagem forte sobre participação política. A mensagem dos palestrantes incentiva a participação política, o voto com responsabilidade e a importância da juventude para o destino do País.

Esquete utiliza metodologia socrática de ensino

Integrado pelos servidores da Assembleia Cláudia Bento e Ludovikus Moreira, o grupo teatral que apresenta o esquete é o que mais empolga os alunos e recebe os elogios dos professores que os acompanham. A ideia de ensinar com diversão é uma herança dos ensinamentos de Sócrates, segundo Ludovikus, que interpreta justamente o filósofo grego no texto escrito por Cláudia Bento.

Com longa experiência teatral, Cláudia Bento montou uma pequena apresentação teatral, com características da commedia dell arte, em que uma professora vai ensinar noções de cidadania através da "hora cívica", prática bastante difundida de ensino de Educação Moral e Cívica nos anos da ditadura. A chegada de Sócrates à cena e a irreverência dos "alunos" (os atores Mamão Mamede, Estêvão Reis e Flávio Ferreira) mudam a concepção do ensino. Com uma música simples e instrumentos como um tambor, um sax e uma clarineta, os "alunos" subvertem a ordem e convencem a professora de que cidadania é uma ação participativa.

É nesse momento que os alunos das escolas Deputado Domingos Figueiredo, Pedro Alcântara, Aracy de Miranda e Brasil se empolgam. "Este modelo está funcionando bem", comenta Ludovikus. Segundo ele, a escolha pelo teatro foi pensada antes, diante da ideia de que Sócrates conversava com os jovens, que eram proibidos de qualquer participação política na Grécia. "A mensagem é passada de forma lúdica, porque o conhecimento não está separado da diversão. A palavra escola (ecolé, em grego) significa diversão", completa Ludovikus.

'Jovens estão alienados e só vão mudar mais à frente'

Para o aluno Roberto da Silva Constantino, da Escola Estadual Pedro de Alcântara, de 17 anos, os jovens estão alienados e "só vão mudar mais à frente". Deficiente visual, Roberto disse ter tirado seu título aos 16 anos. "Votei em 2008, mas tenho consciência de que os jovens estão muito alienados, poucos são os que participam". Para ele, a conscientização política tem que começar em casa e depois se estender à escola. Acompanhando Roberto Constantino, a professora de Química Roseli Nogueira do Amaral disse que o nível de participação política entre os jovens é muito baixo. "Daí a importância de projetos como o Expresso Cidadania, que deveriam acontecer mais vezes, ou serem replicados pelas escolas", defendeu.

Acompanhado pela intérprete de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) Juliana Boaventura, o deficiente auditivo Thiago Francisco, de 22 anos, informou pela intérprete ter gostado muito da apresentação. Também ele tirou o título de eleitor aos 16 anos. Thiago manifestou sua aprovação com a movimentação teatral e a mensagem passada.

Números - Todos os alunos participaram das oficinas de imagem, som e palavra, além do Caleidoscópio, onde assistiram a vídeos sobre desastres ambientais e soluções simples para esses problemas. A passagem do Expresso Cidadania por Varginha em dois dias resultou no atendimento de cerca de 900 alunos e 205 títulos eleitorais confeccionados.

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br