quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Frentes parlamentares defendem divisão do Pará e criação de Carajás e Tapajós

04/08/2011 19:30

Frentes parlamentares defendem divisão do Pará e criação de Carajás e Tapajós

Divulgação
Mapa Divisão Pará Carajás Tapajós
Plebiscito será realizado no Pará em 11 de dezembro.
Foram criadas nesta quinta-feira, no Congresso Nacional, as frentes parlamentares em defesa da criação dos estados de Carajás e Tapajós. Um plebiscito sobre a criação desses estados será realizado em 11 de dezembro deste ano, quando os eleitores do Pará responderão se concordam ou não com a divisão do seu território.
Toda população do Pará deverá participar do pleito. O Instituto Cidadão Pró- Emancipação de Tapajós e o Instituto Pró-Estado de Carajás, no entanto, recorreram ao Supremo Tribunal Federal para que apenas os residentes das duas regiões sejam ouvidos.
Essas duas entidades querem mudar a interpretação do Tribunal Superior Eleitoral que considera toda a população do Pará interessada na criação dos estados de Carajás e Tapajós.
Ouvir todo o estado
O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Criação do Estado do Tapajós, deputado Lira Maia (DEM-PA), acredita que é mais legítimo que todo estado seja ouvido e que não reconhece as contestações a esse dispositivo.
O parlamentar argumenta que, se o plebiscito for “no estado todo fica muito mais legítimo para que o tema seja discutido em uma próxima etapa que vai ser aqui no Congresso Nacional"
Se o resultado do plebiscito for favorável à divisão do Pará, será encaminhado ao Congresso Nacional um projeto de lei complementar para a alteração do território.
Confiante na aprovação
O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Criação do Estado do Carajás, deputado Giovanni Queiroz (PDT-PA), disse que está confiante na aprovação da divisão do estado, mesmo que o plebiscito seja estendido a toda a população do Pará.
" Até porque, na região de Belém do Pará estão lá os nossos jovens estudantes, muitos que migraram dessa região mais do interior para capital, e nos municípios do entorno de Belém, no "novo Pará", esses municípios serão privilegiados com um estado menor, onde o governo vai poder estar mais presente", argumenta.
Segundo o calendário divulgado pelo TSE, será permitida propaganda sobre o plebiscito a partir de 13 de setembro. Já a propaganda gratuita no rádio e na televisão terá início em 11 de novembro, só no Estado do Pará.
Reportagem – Geórgia Moraes/Rádio Câmara
Edição – Newton Araújo