domingo, 11 de março de 2012




A CIDADE COMO POSSIBILIDADE EDUCADORA

Cabezudo(2004,p.14) afirma que:


A cidade que se vive é aquela que resulta dos fatos cotidianos, das perspectivas que se veem através da janela, dos ambientes dos dias de festa... Mas também é a cidade descoberta nas primeiras emoções das ruas, a criada pelas lembranças e pelas imagens que se transmitem no ambiente familiar...
A cidade é a melhor oferta educativa ao alcance de todos, e sua descoberta constituiu uma verdadeira aventura, às vezes agradável, outra nem tanto, para seus habitantes.
Convertendo a cidade onde vivemos em cidade educadora, poderíamos nos apropiar dela, identificar-nos com seu p0assado, melhorar seu presente, projetar seu futuro em uma tarefa de construção cotidiana na qual todos, incluidas as autoridades locais, são responsáveis.


Fruto do Congresso Internacional sobre Cidades Educadoras que ocorreu em Barcelona, no ano de 1990, a Declaração de Barcelona, documento norteador para  cidades que pretendem ser educadoras, segundo a Carta das cidades educadora (1994), diz que :


A cidade educadora é uma cidade com uma personalidade própria, integrada no País onde se situa. A sua identidade, portanto, é deste modo interdependente do território de que faz parte. é também uma cidade que não está fechada sobre si mesma, mas que mantém relações com o que a rodeia - outros núcleos urbanos do seu território e cidades com características semelhantes de outros países-, com o objetivo de aprender, trocar experiências e, portanto, enriquecer a vida dos seus habitamtes


Uma cidade será educadora se oferecer todo o seu potencial de forma generosa, deixando -se envolver por todos os seus habitantes e ensinado-os a envolverem-se nela.

Referência: FARFUS,Daniele. Espaços educativos: um olhar pedagógico. Curitiba:Ibpex,2011. Série Formação do Professor.




http://blogninatp.blogspot.com/










Três Pontas Para Sempre






















Vitor Bárbara (Baião)
 http://www.blogger.com/profile/15083304679796874600



Professor Popó







GRUPO ULAP UNIDOS CONTRA A CORRUPÇÃO. JUVENTUDE CADA VEZ MAIS ATUANTE. ( Estamos de olho).








http://mesquita-blog.blogspot.com/




VISITE O BLOG E PARTICIPE DA MARCHA CONTRA A CORRUPÇÃO