Vamos falar sobre marketing Público.
Você sabe o que é Marketing Público?
O marketing público pode ter como público-alvo o cidadão, mas
também o público interno no sentido de gerar envolvimento, participação e
motivação, conduzindo ao aumento de produtividade e contribuindo para sustentabilidade.
Isto significa que o marketing ultrapassa o campo da imagem ou da informação. O
marketing público é revestido de uma grande importância estratégica,
fundamental no desempenho dos Governos e da Administração Pública em geral.
Numa sociedade interessada
em criar valor, o Estado parece abstrair-se desse conceito fundamental. Se não
fosse a força coerciva do Estado a garantir o seu financiamento, se fosse uma
empresa privada sujeita às leis do mercado e da concorrência, já há muito tinha
desaparecido. O seu nível de competitividade é avesso à lógica de mercado e os
seus produtos são na maior parte das vezes de imposição forçada ao cidadão. A
lógica é estranha: se de fato o Estado é o sistema, somos todos e não é ninguém,
não será que os cidadãos deveriam sentir
identificados com o que gostavam que o Estado representasse?
Compreende-se cada vez mais o desinteresse das classes etárias
mais jovens pela política e entendem-se assim os valores crescentes da
abstenção nos diversos atos eleitorais, de quem, legitimamente, vive cada vez
mais alheado dum “Estado” que nada lhes diz.
A grande falha da gestão
pública é a interpretação errada do conceito de marketing, desvalorizando a sua
vertente estratégica. Na estratégia devem ser analisados os conceitos de valor
para o cidadão e incorporá-los nos serviços e produtos que o Estado deve
fornecer aqueles que, na teoria, deve representar. O Estado deve ser regulador,
mas também fornecer aos cidadãos as respostas eficientes para as suas
necessidades e também exigências. Só é possível esta efetividade se o Estado
concentrar esforços em focalização, sendo reduzido à sua dimensão essencial e
não dispersar o seu campo de atuação por áreas difusas e de utilidade pública
questionável, muitas vezes que são a origem de inúteis desperdícios
orçamentais, que utilizando o dinheiro dos contribuintes, em nada sentem
contrapartidas, observando-se apenas o benefícios particulares de alguns
“utilizadores profissionais” de um Estado cada vez mais privatizado, esquecido
da sua verdadeira missão e disfarçado da realidade.
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O tempo não para!
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Referência
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Só a saudade é que faz as coisas pararem o tempo.....
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Referência
KOTLER, Philip. Administração de Marketing / Philip
Kotler, Kevin Lane Keller; tradução Mônica Rosenberg, Brasil Ramos Fernandes,
Cláudia Freire; revisão técnica Dílson Gabriel dos Santos. – 12. ed – São
Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. Título Original: Marketing management.
_____________Princípios de Marketing / Philip Kotler,
Kevin Lane Keller; tradução Vera Whately; revisão técnica Roberto Meireles
Pinheiro – 7. ed – Rio de Janeiro: Pearson Prentice Hall, 1998. Título
Original: Principles of Marketing.