sexta-feira, 30 de março de 2012

Vamos falar sobre marketing Público.

Você sabe o que é Marketing Público?

O marketing público pode ter como público-alvo o cidadão, mas também o público interno no sentido de gerar envolvimento, participação e motivação, conduzindo ao aumento de produtividade e contribuindo para sustentabilidade. Isto significa que o marketing ultrapassa o campo da imagem ou da informação. O marketing público é revestido de uma grande importância estratégica, fundamental no desempenho dos Governos e da Administração Pública em geral.

 Numa sociedade interessada em criar valor, o Estado parece abstrair-se desse conceito fundamental. Se não fosse a força coerciva do Estado a garantir o seu financiamento, se fosse uma empresa privada sujeita às leis do mercado e da concorrência, já há muito tinha desaparecido. O seu nível de competitividade é avesso à lógica de mercado e os seus produtos são na maior parte das vezes de imposição forçada ao cidadão. A lógica é estranha: se de fato o Estado é o sistema, somos todos e não é ninguém, não será que os cidadãos  deveriam sentir identificados com o que gostavam que o Estado representasse
 
Compreende-se cada vez mais o desinteresse das classes etárias mais jovens pela política e entendem-se assim os valores crescentes da abstenção nos diversos atos eleitorais, de quem, legitimamente, vive cada vez mais alheado dum “Estado” que nada lhes diz.



 A grande falha da gestão pública é a interpretação errada do conceito de marketing, desvalorizando a sua vertente estratégica. Na estratégia devem ser analisados os conceitos de valor para o cidadão e incorporá-los nos serviços e produtos que o Estado deve fornecer aqueles que, na teoria, deve representar. O Estado deve ser regulador, mas também fornecer aos cidadãos as respostas eficientes para as suas necessidades e também exigências. Só é possível esta efetividade se o Estado concentrar esforços em focalização, sendo reduzido à sua dimensão essencial e não dispersar o seu campo de atuação por áreas difusas e de utilidade pública questionável, muitas vezes que são a origem de inúteis desperdícios orçamentais, que utilizando o dinheiro dos contribuintes, em nada sentem contrapartidas, observando-se apenas o benefícios particulares de alguns “utilizadores profissionais” de um Estado cada vez mais privatizado, esquecido da sua verdadeira missão e disfarçado da realidade.

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 Referência

KOTLER, Philip. Administração de Marketing / Philip Kotler, Kevin Lane Keller; tradução Mônica Rosenberg, Brasil Ramos Fernandes, Cláudia Freire; revisão técnica Dílson Gabriel dos Santos. – 12. ed – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. Título Original: Marketing management.
_____________Princípios de Marketing / Philip Kotler, Kevin Lane Keller; tradução Vera Whately; revisão técnica Roberto Meireles Pinheiro – 7. ed – Rio de Janeiro: Pearson Prentice Hall, 1998. Título Original: Principles of Marketing.