domingo, 14 de abril de 2013

A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL



A inclusão defende o direito de todos,sem exceção,a frequentarem a mesma escola e a mesma sala de aula. Todos juntos independente das suas necessidades ou particularidades. 

Na escola inclusiva não há divisão entre ensino especial e regular; o ensino é o mesmo para todos,respeitando as particularidades, as diferenças. Trata-se de um ensino participativo,solidário e acolhedor.Formas mais solidárias e plurais de convivência. Uma educação global plena,livre de preconceitos, e que valorize as particularidades (diferenças) de cada um dos outros iguais.

 Assim, também, as pessoas se desenvolvem,aprendem e evoluem mais e melhor quanto mais rico e variado for o ambiente em que se encontram.  

 A inclusão pode ser um processo meramente socializador e adaptável aos alunos.Não interessa implementar políticas , sem haver uma formação contínua dos professores do ensino regular,para que que tenham em mente a plena inclusão dos alunos no contexto educacional como ser independente de suas características físicas,mentais,intelectuais e sensoriais.

















 Instituições que participam na realização do Curso de Formação Continuada em Tecnologias Acessíveis: Universidade Aberta do Brasil; Universidade Federal do Rio Grande do Sul,Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, Governo Federal.


 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES  EM  TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS.



Devido ao Curso que estou fazendo como consta logo acima o Blog Mesquita sofreu algumas mudanças de acordo com a finalidade proposta. A partir de agora o Blog será destinado a informações em Edudação Inclusiva e postagens sobre a Educação.
Grata 
Ines Mesquita 
 

 



CEMEI IEDA CARVALHO SILVA- VARGINHA -MG

Diretora: Glória Maria Alves


O CEMEI Ieda Carvalho Silva foi inaugurado em 1º de maio de 1.995.Iniciou atendendo crianças de zero a cinco anos. Com o desenvolvimento, crescimento do bairro e implantação de novos bairros adjacentes, foi ampliando seu quadro de funcionários para atendimento da demanda existente no bairro Imaculada e outros.  
A entidade mantenedora é a Prefeitura do município de Varginha, através da Secretaria Municipal de Educação, a qual é responsável pelo acompanhamento pedagógico, alimentação, alguns recursos didático-pedagógicos, equipamentos e mobiliário em geral. 
Conta com espaços onde as crianças aprendem a se socializar e a desenvolver o potencial cognitivo, afetivo e psicomotor, num ambiente que proporciona que a aprendizagem aconteça de maneira significativa, para que a construção do conhecimento se concretize desenvolvendo suas potencialidades enquanto ser humano.  
O CEMEI atende tanto o Período Integral quanto o Pré-escolar de 04 anos, em período parcial.