domingo, 10 de junho de 2012

A BURRICE DINÂMICA



Li, recentemente, dois artigos sobre a burrice. Num deles, publicado no Segundo Caderno do Jornal " O GLOBO" o jornalista Arnaldo Jabor identifica 48 tipos de burros: o Burro Estatal, o Burro Esperto, o Burro Comercial, ....., Para cada um deles, o Jornalista dá a sua definição.
 
 O que é realmente é grave e castrófico é um determinado comportamento da burrice: quieto ou dinâmico. A burrice dinâmica é aquela que faz, e faz rápido, é ativa. Os " burros" quietos , calmos ou acomodados não são perigososos.

Por outro lado, precisamos ter cuidado com os burros e as burras dinâmicas. Quando atuam, é um caos. A burrice dinâmica permeia todos os setores da atividade, quer seja na área federal, estadual, municipal, pública ou privada.

Há algum tempo, conversava com um amigo ex- prefeito. 
ELE COMENTAVA UMA VIAGEM QUE UM GRUPO DE COLEGAS SEUS FIZERA À EUROPA, PARA VISITAR OBRAS URBANAS E RURAIS. Procuravam evitar que se dedicassem somente as obras de rotina, em seus municípios.


Esse amigo contou-me, indignado, que havia, entre os prefeitos, um que se apresentava como um dinâmico fazedor de obras. Era, sem dúvida um burro dinâmico. Na visita à Roma, quando chegaram ao Coliseu, o " fazedor de obras" se adiantou e foi dizendo: " o prefeito desta cidade é um incompetente. Se eu fosse prefeito aqui, já teria derrubado estas ruinas e construido em estádio como o Maracanã do Brasil". Meu amigo ficou transtornado mas conteve-se.











A caravana seguiu para visitar outras cidades. Chegaram à Pisa, onde está a célebre Torre inclinada, uma das Sete Maravilhas do mundo. O prefeito dinâmico, mais uma vez, adiantou-se e foi dizendo: não disse que os prefeitos daqui são lentos e incompetentes! Se fosse eu, já teria mandado corrigir a inclinação desta torre. Torre tem que ser vertical.


Olhei para meu amigo e disse-lhe: esse é o exemplo clássico do burro dinâmico. Cuidado com eles. Quando atuam, saia de perto, porque as consequencias são terríveis. Deus nos livre dessa espécie, ela é altamente predatória.


----------------------------------------------------------------------------

 



271º CAPÍTULO – E-MAIL: trespontasparasempre@gmail.com




--------------------------------------------------------------------------------------

Texto tirado do livro de ALUISIO PIMENTA. EDUCAÇÃO E CULTURA.
PIMENTA, Aloisio. Educação e Cultura. Unimarco, São Paulo, 1997, p. 209 e 210.


No início dos anos 60, depois de ter conquistado reputação acadêmica Internacional na área da Fármacia, Aluísio Pimenta modernizou o Ensino Universitário no País, com as reformas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


Obs.: Quem quiser ler o livro pode me procurar ......