quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

MATA DO URUBU

Júnior Miranda, nascido em Vitória/ES, 48 anos de idade, Técnico em Meio Ambiente pela EEEFM-Itagiba Escobar, Paisagista pelo Institutu Gustaff Winters-Holambra/SP, Patologia Clínica pelo Colegio Nacional, Historiador popular, Ambientalista. Atualmente faz parte da Delegação do IEMA/ES, Programa de ação de Combate á desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca no Espírito Santo, PAN-Brasil.

 Mata do Urubu, nascente onde nasce o Rio Urubu.
 
INFORMATIVO

VOCÊ SABIA ?
 
A REGIÃO DE SANTANA, GRAUNA E BAIRRO APARECIDA ESTE ENTRONCAMENTO É ONDE SITUA-SE A NASCENTE DO RIO URUBU, QUE FOI REPRESADOPELACOMPANHIA VALE PARA EXPLORAÇÃO DA PEDREIRA DE SANTANA EM 1950. O IMPACTO AMBIENTAL É GRANDE NA ÁREA E NÃO FOI FEITO PELA EMPRESA NENHUMA COMPENSAÇÃO AMBIENTAL, POIS A VALE É POLUIDORA CONSTANTE DEVIDO O TRAFEGO DE MINÉRIO DE FÉRRO.  ESTA  ÁREA ESTA COMPLETAMENTE DEGRADADA E NÃO FOI FEITO RECUPERAÇÃO DA MATA EM VOLTA DAS NASCENTES ONDE FORMA O RIO URUBU. A COMUNIDADE DE PORTO DE SANTANA CORRE SITUAÇÃO DE RISCO, DEVIDO ESTA NO ENTORNO DO LEITO DO RIO URUBU E A QUALQUER MOMENTO A NATUREZA PODE REQUERER SEU ESPAÇO. NESTA FOTO NOTA-SE O VOLUME DE ÁGUA QUE ESTA REPRESADA NA LAGOA E A COMUNIDADE LOGO ABAIXO. COM AS CHUVAS TORRENCIAIS ENTRE NOVEMBRO A MARÇO TEM CHOVIDO NA REGIÃO CHUVAS PARA 10 DIAS CAINDO POR QUATRO HORAS SEGUIDAS EM UM SÓ DIA. ISSO DEIXA O LENÇOL FREÁTICO ENCHARCADO E PODE CAUSAR DESMORONAMENTO DAS ENCOSTAS QUE FORAM DESMATADOS. A POPULAÇÃO DEVE FICAR EM ALERTA, COMUNICAR A PREFEITURA DE CARIACICA, JUNTAMENTE COM A DEFESA CIVIL E OS ÓRGÃOS DE MEIO AMBIENTE PARA QUE POSSAM FAZER UMA AVALIAÇÃO TÉCNICA NESTA REGIÃO E MITIGAR OS EFEITOS CAUSADOS POR ESTE IMPACTO AMBIENTAL



"CULTURA"   CURIOSIDADE

 FAZENDA DE SANTANA - 
PERTENCENTE  AO CORONEL  EMÍLIO DE SIQUEIRA SÁ. UMA PRÓSPERA FAZENDA
COM ESCRAVOS, ENGENHOS, CURTUMES E QUITUNGO DE FARINHA, PLANTAÇÕES DE
CAFÉ, MILHO E MANDIOCA E CRIAÇÃO DE GADO. SUA PRODUÇÃO ERA ESCOADA PELO
RIO URUBU, QUE ERA NAVEGÁVEL DESDE 1860, ONDE SUA FOZ DESAGUA NA BAIA DE VITÓRIA.

GRAUNA -  SIGNIFICA
NA LÍNGUA TUPY  ( GUIRÁ UNA) = PÁSSARO PRETO. POR ISSO É DADO O NOME DA
MATA DO URUBU E DO RIO, DEVIDO A GRANDE QUANTIDADE DE CARMINANGA
VORAZES NA REGIÃO.

BAIRRO APARECIDA - CRIADO NO PERÍODO DA INVASÃO EM 1966 NO MÊS DE OUTUBRO, ONDE FAZ JUS O NOME DO BAIRRO.

PORTO DE SANTANA 
FOI DENOMINADO DEVIDO AO PORTO QUE HAVIA NA FOZ DO RIO ITANGUÁ,
PRÓXIMO A PONTE PRETA. O NOME MAIS ANTIGO QUE SE CONHECE É ANTIGA UNA,
FAZENDA DOS GUAYAMUNS, SANTANA DE BAIXO, ESPERA TAPA ATÉ SER PORTO DE
SANTANA.

ANTIGA UNA - O NOME MAIS ANTIGO DO NOSSO BAIRRO. CHAMADO PELOS ÍNDIOS TEMIMINÓS DE NOSSA REGIÃO, POIS O LUAR ERA REGIÃO DE QUILOMBO.

JÚNIOR MIRANDA AMBIENTALISTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário